Educação Profissional

A visão de educação profissional expressa no projeto dos Centros Interescolares de 2º Grau, representa um período bem característico da história da educação profissional no Brasil. Período este, inserido no contexto da ditadura militar, que implantou, através da Lei 5.692/71, o ensino profissionalizante obrigatório no Segundo Grau (atual Ensino Médio), como um meio para atender aos interesses de um projeto de industrialização, fornecendo mão de obra específica para o mercado na época.

Esta visão utilitarista em torno da educação profissional pode ser percebida através de notícias publicadas nos jornais desde o período do anúncio do projeto da escola, em sua inauguração e após o início de suas atividades.

MARASCHINO, Tulio. Melhoria do Ensino. Jornal de Santa Catarina, Ponto de Vista. 13 Set. 1973, p.09.

Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

No dia 13/09/1973, o repórter Tulio Maraschino dedicou a seção “Ponto de Vista” do Jornal de Santa Catarina, para defesa do projeto de construção do CIS de Blumenau, onde é possível observar a opinião alinhada às reformas implantadas pela Lei Nº 5692/71 e a influência de um modelo educacional que marcou os anos de 1960 e 1970.

Este modelo intencionou preparar a população para um período de economia emergente e direcionou a educação para os princípios da ideologia do capital humano, em que, na conjuntura da época, a educação era vista como uma garantia para inserção no mercado (FRIGOTTO, 2010).

Jornal de Santa Catarina, 22 Ago.1975. p. 09, nº 1196. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Em 22 de agosto de 1975, noticiou-se visita do prefeito Félix Theiss à obra do Centro Interescolar de Blumenau, que apresentava atrasos evidentes. Esta notícia, além de destacar os investimentos da prefeitura na obra, também relembrou os objetivos da escola, que eram “atender as necessidades de formação de mão de obra para a região” e que seria equipada conforme as necessidades predominantes na região.

Jornal de Santa Catarina, 20 Mai.1978. p. 09, nº 2038. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Esta notícia, de 20 maio de 1978, foi publicada após a exposição de críticas aos atrasos das obras do CIS, realizadas por vereadores de Blumenau, no dia 13 de maio.  Trazendo detalhes da obra, claramente a notícia buscou justificar os atrasos expondo detalhes e a grandiosidade da obra, como os setores que o CIS estaria organizado. Destacamos ainda a visão de que o mesmo nem seria uma escola, por não ofertar a Educação Geral sendo apenas uma unidade de ensino profissionalizante, com “a finalidade última de formar o aluno para o trabalho”.

No ato inaugural da escola, também é possível observar, nas falas atribuídas às autoridades, a visão de educação profissional, ao enaltecerem a importância da inauguração da escola.

Foto preta e branca de jornal com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente 

Jornal de Santa Catarina, 10 mar. 1979 p. 09 nº 2284. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Em 10 de março de 1979, o Jornal de Santa Catarina trouxe notícia dos eventos de inauguração que ocorreram em Blumenau no dia anterior e que marcaram o final do mandato do governador Konder Reis.

Em relação ao CIS, o jornal publicou falas atribuídas ao governador, ocorridas durante o discurso de inauguração, que ressaltou a importância da obra, demonstrando, ainda em 1979, total sintonia com o projeto de educação implementado pela Lei Nº 5.692/71.

Para o governador, a partir da referida Lei, os estudantes impossibilitados de seguirem seus estudos, passaram a ser “merecedores de um emprego digno e, por outro lado, também rentável” e defendeu que “o trabalho braçal é igualmente digno como qualquer outra profissão”.

As atas internas também expressam a preocupação com a formação do profissional que o CIS tinha por compromisso encaminhar ao mercado.

Livro de Atas – Reuniões Administrativas do CIS, 20 de março de 1979, p.1A. Imagem obtida no CEDUP pela autora.

Livro de Atas – Reuniões Administrativas do CIS, 10 de abril de 1979, p.2B e 3. Imagem obtida no CEDUP pela autora.

Jornal de Santa Catarina, 10 e 11 de Maio de 1981, p. 24. Nº 2947. Imagem obtida pela autora no AHJFS.

Esta reportagem de página inteira, publicada em 1981, mostrou a organização da escola, com um atendimento setorizado bem definido, sugere que deste modo o aluno poderia familiarizar-se com a setorização e a hierarquia dos locais do trabalho, desde a escola.

A reportagem reforçou a finalidade do CIS, em oferecer habilitações a nível de segundo grau, a partir da 2ª série do 2º Grau e destacou que a escola possuía estrutura e condições especiais para tal fim, o que não acontecia nas demais escolas.

O número de atendimentos naquele momento era de 388 alunos nos cursos regulares e 155 alunos nos extracurriculares.

Os espaços do CIS, apresentados na reportagem foram: Laboratório de Línguas, Sala de Desenho Técnico, Curso de Datilografia, Laboratório Técnico de Eletrônica, Sala Tecnológica, Clube Estudantil, Serviço Social, Cantina do CIS, Sala dos Professores, Secretaria do Colégio, Biblioteca, Consultório Médico, Gabinete Dentário, Laboratório de Eletrotécnica, Escritório Modelo e Diretoria, também falou-se da posse do Centro Cívico, composto por alunos.

Jornal de Santa Catarina, 07 de Nov. de 1981, p. 10. Nº 3097. Imagem obtida pela autora no AHJFS.

No dia 07 de novembro de 1981, noticiou-se a solenidade de abertura da mostra de trabalhos do CIS. É uma notícia rica que exemplifica a relação entre o CIS e a formação de mão de obra para a indústria e comércio da região.

O diretor ressaltou que a mostra visava evidenciar o avanço técnico dos alunos e declarou que este tem sido procurados constantemente pelas empresas de Blumenau e outros municípios da região para a realização de estágios.

A notícia traz ainda, fala sobre parcerias com as empresas que repassam equipamentos e materiais de eletrônica e contabilidade para a escola e em contrapartida buscam nas salas de aula e laboratórios da escola, recursos humanos bem preparados, sendo um orgulho poder servir essas indústrias.

Na reportagem há uma falha de diagramação, porém é possível identificar uma fala enaltecendo a formação técnica em relação aos cursos superiores: ” até as empresas mais modernas estão carentes de técnicos, chega de doutores”.

Cursos Ofertados

Jornal de Santa Catarina, 11 Jan.1979. p. 09, nº 2235. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Jornal de Santa Catarina, 05 Abr.1979. p. 09, nº 2306. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Jornal de Santa Catarina, 02 e 03 dez. 1979. p. 09, nº 2509. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Jornal de Santa Catarina, 24 Nov. 1982, p. 10. Nº 3416. Imagem obtida pela autora no AHJFS

Jornal de Santa Catarina, 24 mar. 1983. p. 09, nº 3516. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Visita do ex-presidente Ernesto Geisel

Em 03 de setembro de 1980, Blumenau recebeu políticos de expressão nacional, estadual e regional para os festejos do centenário da Hering. O CIS, considerado uma grande obra, executada através de convênio entre os governos federal, estadual e municipal, também foi visitado pelas autoridades.

Expressando uma visão sobre a importância da formação técnica em nível de 2º grau, para o qual o CIS destinava-se, o ex-presidente militar Gal. Ernesto Geisel visitou a escola e discursou para os presentes.

Jornal de Santa Catarina, 04 set. 1980. p. 09, nº 2741. Imagem obtida pela autora, no AHFS. Blumenau, SC.

Livro de visitas CIS, 03 de setembro de 1980, p. 8. Imagem da autora.

Hierarquia e Relações com a FEESC

Além de informações e planejamento sobre as diferentes atividades realizadas no decorrer do ano, os registros contidos nas atas de reuniões internas do CIS trouxeram falas recorrentes a respeito da importância do respeito a hierarquia na escola.

São registros que revelam a importância desse elemento, tanto para a organização interna da escola, como em relação à FEESC, que era uma Fundação Estadual, encarregada da administração e manutenção de todos os Centros Interescolares.

Desde as primeiras reuniões realizadas, é possível perceber o propósito de implantar normas disciplinares, planejamento e controle, tanto da equipe de trabalho, quanto dos alunos.

Livro de Atas – Reuniões Administrativas do CIS, 27 de junho de 1980, p.17 B. Imagem da autora.

Livro de Atas – Reuniões Administrativas do CIS , 14 de março de 1980, p. 12B. Imagem da autora.

Livro de Atas – Reuniões Administrativas do CIS, 02 de fevereiro de1981,  p. 26 e 26B.

A organização hierárquica, planejada desde o projeto e construção da escola, tornou-se foco da própria FESC, que definiu um novo “Sistema de Procedimentos Administrativos”, que estabelecia um padrão para todos os CIS, conforme explicado na reunião do dia 09 de setembro de 1981:

Livro de Atas – Reuniões Administrativas do CIS, 09 de setembro de 1981, p. 39, 39B e 40

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support