Referências

Esta pesquisa foi produzida a partir de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base documentação existente na escola remanescente do período estudado e notícias publicadas em jornais da época.

REFÊNCIAS

ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica do capital humano. Dissertação de Mestrado em Educação. Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: 1979. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9356. Acesso 05 out. 2019. 

ARAÚJO, Luciane Cristine dos Santos. Reforma do ensino médio: do discurso do “currículo atrativo aos jovens” aos interesses do capital em crise. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/6688/1/Reforma%20do%20Ensino%20m%c3%a9dio%3a%20do%20discurso%20do%20%e2%80%9ccurr%c3%adculo%20atrativo%20aos%20jovens%e2%80%9d%20aos%20interesses%20do%20capital%20em%20crise.pdf. Acesso 31 mar. 2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União – Seção 1 – 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso 03 abr. 2020

BRASIL. Poder Executivo. Decreto nº 70.067, de 26 de Janeiro de 1972. Dispõe sobre o programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dá outras providências. Brasília, D.F. Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70067-26-janeiro-1972-418584-norma-pe.html . Acesso 03 abr. 2020.

DAY, Adalberto. Mudanças em Blumenau. Beto Day – Adalberto. Blumenau, 11 Set. 2014. Disponível em: https://adalbertoday.blogspot.com/2014/09/mudancas-em-blumenau.html. Acesso em 17 jul. 2021.

FRAGO, António Viñao. Culturas Escolares y Reformas (Sobre la naturaleza historica de los sistemas i instituiciones educativas). Revista Teias, v. 1, n. 2, p. 25 pgs., ago. 2007. ISSN 1982-0305. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23855/16828>. Acesso em: 23 out. 2020.

FRAGO, António Viñao. Historia de la educación y historia cultural – Possibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, nº 0, p. 63 a 82 Set/out/nov, 1995. Disponível em http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE0/RBDE0_06_ANTONIO%20VINAO_FRAGO.pdf   Acesso 04 mai. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha de ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, v.14, n. 40, p. 168 – 194, Jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso 23 ago. 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IBGE. Sinopse Preliminar do Censo Demográfico do Censo Demográfico – VIII Recenseamento Geral – 1970. Santa Catarina. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/311/cd_1970_sinopse_preliminar_sc.pdf . Acesso 24 fev. 2020.

IBGE. Sinopse Preliminar do Censo Demográfico do Censo Demográfico – IX Recenseamento Geral – 1980. Santa Catarina. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/310/cd_1980_v1_t1_n20_sc.pdf Acesso 24 fev. 2020.

LIMA, Stelita Policastro de. Ensino Profissionalizante Frente às Mudanças nas Legislações e Tecnologias Educacionais: o caso do CEDUP de Lages (SC).Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/82726/193589.pdf;jsessionid=1C044289EFE8381E67213FBDFAE439F6?sequence=1 Acesso em: 09 out. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 02 set. 2019.

SCHENKEL, C. A. Educação Profissional no Brasil In: SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13630 Acesso em: 09 ago. 2019.

SIMÃO, Vilma Margarete. Blumenau: da indiferenciação étnica a diferenciação de classes. 1995. 176 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/235118313/Blumenau-Da-Indiferenciacao-Etnica-a-Diferenciacao-de-Classe . Acesso em 20 jan. 2020.

SOUSA, Benedita Severiana de. As Escolas do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN) em Teresina (1982 a 2000). Dissertação (Mestrado em Educação) – UFPI, Teresina, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp130341.pdf. Acesso 31 mar. 2019.

SOUSA, Benedita Severiana de. As Escolas do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN) em Teresina (1982 a 2000). Dissertação (Mestrado em Educação) – UFPI, Teresina, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp130341.pdf. Acesso 31 mar. 2019.

SOUZA, Nadjalena de A. De Centro Interescolar de Segundo Grau a Escola Técnica Estadual do Maranhão Dr. João Bacelar Portela: história e memória de uma instituição escolar (1980 – 1996). Dissertação de Mestrado – PUS-SP. São Paulo. 2018. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-110649/publico/NADJELENA_DE_ARAUJO_SOUZA_rev.pdf . Acesso em 20 jan. 2020.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support