Educação Profissional no Brasil
Educação Profissional no Brasil
Pode-se ainda verificar que a oferta de Educação Profissional esteve muito atrelada às transformações ocorridas no mundo do trabalho e voltadas para uma perspectiva de formação de mão de obra e não de formação humana. Seu início ocorreu com uma preocupação higienizante e assistencialista, não exatamente com o objetivo de formar profissionais, mas sim de oferecer destino aos desocupados ou nas palavras de SCHENKEL (2012, p.113), os “[…] desvalidos da sorte e da fortuna […]”. Esse modelo de oferta da educação brasileira, marcado por uma dualidade que separou historicamente o ensino destinado às elites dirigentes, a quem sempre interessou uma formação acadêmica, propedêutica, de formação geral diferenciou-se do ensino destinado aos trabalhadores.
Deste modo, é possível observar um modelo de trabalhador característico a cada período histórico da evolução produtiva, o que também influenciou na criação de escolas específicas à oferta da Educação Profissional.
Para aprofundar as discussões a respeito da oferta da Educação Profissional Tecnológica no Brasil, situando sua história e a história socioespacial do trabalho no Brasil a partir de sua colonização, sugerimos o artigo dos professores Cloves Alexandre de Castro, Reginaldo Leandro Plácido e Cladecir Alberto Schenkel , “História Socioespacial Do Trabalho No Brasil, Educação Profissional E Tecnológica e a Questão Regional”.
Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44200/162282
REFERÊNCIAS:
SCHENKEL, C. A. Educação Profissional no Brasil In: SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13630 Acesso em: 09 ago. 2019.