Educação Profissional e Trabalho

Educação Profissional e Trabalho

Com o intuito de contextualizar os aspectos que permearam a criação do CEDUP, enquanto Centro Interescolar de 2º Grau, criado na década de 1970, inicialmente, é importante considerar, que há um debate permeando as discussões que abordam a história de instituições de Educação Profissional no Brasil, em torno da concepção do trabalho.

Compreendendo o trabalho, como princípio educativo e como característica fundamental para a constituição humana, toma-se de empréstimo as contribuições, de Frigotto, 2009 e Saviani, 2007. Na perspectiva de Frigotto (2009), o trabalho precisa ser compreendido no sentido ontológico e no sentido histórico, o que o leva a ser princípio educativo por excelência, pois ao ser constituinte do ser humano, é por meio do trabalho que os seres humanos criam e recriam sua existência, diferenciando humanos dos demais animais. Saviani (2007) trata da proximidade entre trabalho e educação no processo evolutivo humano e sua posterior dissociação conforme ocorreram as transformações no mundo do trabalho e nas relações sociais. Essa capacidade humana de agir sobre a natureza é que caracteriza o que chamamos de trabalho e que também contribuiu para que o homem criasse outras condições tão peculiares de sua existência, como as relações sociais, a comunicação, as próprias relações de trabalho e a educação, por exemplo.

As reflexões dos autores citados anteriormente, aliadas ao estudo sobre as transformações no mundo do trabalho, permitem construir um entendimento sobre a sequência de legislações que impactaram diretamente em modelos de oferta de educação profissional em diferentes épocas e evidenciam o dualismo entre formação profissional e a formação propedêutica ou formação geral, no Brasil.

 

REFERÊNCIAS:

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha de ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v.14, nº 40, p. 168 – 194, Jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso 23 ago. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v.12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 02 set. 2019.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support