Educação Profissional e Trabalho
Educação Profissional e Trabalho
Com o intuito de contextualizar os aspectos que permearam a criação do CEDUP, enquanto Centro Interescolar de 2º Grau, criado na década de 1970, inicialmente, é importante considerar, que há um debate permeando as discussões que abordam a história de instituições de Educação Profissional no Brasil, em torno da concepção do trabalho.
Compreendendo o trabalho, como princípio educativo e como característica fundamental para a constituição humana, toma-se de empréstimo as contribuições, de Frigotto, 2009 e Saviani, 2007. Na perspectiva de Frigotto (2009), o trabalho precisa ser compreendido no sentido ontológico e no sentido histórico, o que o leva a ser princípio educativo por excelência, pois ao ser constituinte do ser humano, é por meio do trabalho que os seres humanos criam e recriam sua existência, diferenciando humanos dos demais animais. Saviani (2007) trata da proximidade entre trabalho e educação no processo evolutivo humano e sua posterior dissociação conforme ocorreram as transformações no mundo do trabalho e nas relações sociais. Essa capacidade humana de agir sobre a natureza é que caracteriza o que chamamos de trabalho e que também contribuiu para que o homem criasse outras condições tão peculiares de sua existência, como as relações sociais, a comunicação, as próprias relações de trabalho e a educação, por exemplo.
As reflexões dos autores citados anteriormente, aliadas ao estudo sobre as transformações no mundo do trabalho, permitem construir um entendimento sobre a sequência de legislações que impactaram diretamente em modelos de oferta de educação profissional em diferentes épocas e evidenciam o dualismo entre formação profissional e a formação propedêutica ou formação geral, no Brasil.
REFERÊNCIAS:
FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha de ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v.14, nº 40, p. 168 – 194, Jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso 23 ago. 2019.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v.12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em 02 set. 2019.